REMATRÍCULA FIES

REMATRÍCULA FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC). Solicitando o FIES, estudantes de cursos presenciais de todo o País podem ingressar em instituições de ensino superior pagas com até 100% das mensalidades financiadas pelo Governo.

Aqui na Unime, ajudamos você a entender e realizar todos os processos necessários para renovar o seu financiamento!

 

QUEM PRECISA RENOVAR O FIES?

Todos os alunos que estudaram com o financiamento do FIES no ciclo de 19.2 e que desejam continuar com o benefício em 20.1 (1° semestre) precisam cumprir as etapas de renovação o quanto antes.

 

O QUE É

TRIMESTRALIDADE?

Enquanto estiver estudando com o FIES, você deverá pagar, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento, chamado de trimestralidade.

 

DILATAÇÃO DO FIES?
A dilatação do FIES é o recurso disponibilizado para prolongar o prazo do financiamento. Esse benefício poderá ser solicitado pelos estudantes que não concluíram o curso no prazo estipulado.

 

VALIDAÇÃO DO ADITAMENTO?
É o processo de renovação do FIES! Todo semestre, alunos que possuem o financiamento precisam validar o aditamento para continuar com o benefício. A validação consiste em confirmar seus dados cadastrais e acadêmicos, como o valor da semestralidade. 

 

COMO

REALIZAR A DILATAÇÃO DO FIES?

1.      Acesse o site do FIES com seu login e senha (contratado até 2017: sisfiesaluno.mec.gov.br. Novo Fies: sifesweb.caixa.gov.br).

2.      Na aba “Dilatação”, faça a solicitação de prazo.

3.      Vá até a sua Unidade para validar o processo em no máximo 5 dias corridos.

4.      Com a validação aceita, você receberá o DRM (Documento de Regularidade Acadêmica).

5.      Após a conclusão do processo de dilatação, você contratará o aditamento do semestre desejado. Aqui, a Unidade irá liberar seu aditamento e você deve acessar novamente o site do FIES para efetivar a validação.

 

VALIDAR O ADITAMENTO?

1.      Acesse o site do FIES com seu login e senha (contratado até 2017: sisfiesaluno.mec.gov.br. Novo Fies: sifesweb.caixa.gov.br).

2.      Efetue a validação do aditamento.

3.      Vá até a sua Unidade para retirar o DRM (Documento de Regularidade Acadêmica) assinado.

4.      Verifique qual o tipo do seu DRM, ele pode ser Simplificado ou Não Simplificado:

 

DRM SIMPLIFICADO: seu processo de renovação foi concluído! Você pode buscar o comprovante de finalização do processo na Unidade.
DRM NÃO SIMPLIFICADO: você deverá comparecer ao banco no prazo descrito no documento, com o DRM assinado pela Unidade e seus documentos pessoais.

FIQUE ATENTO: caso você não cumpra as etapas acima dentro do prazo estipulado, será cobrado o valor do semestre cursado (6 mensalidades).