Sobre o curso

O curso de licenciatura em Pedagogia da Anhanguera tem a missão de formar professores para atuar na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, também, na gestão e coordenação de espaços escolares e não escolares.  

A Anhanguera foi o primeiro grupo educacional no Brasil a adaptar o currículo da Pedagogia para formar profissionais capazes de promover as competências que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)¹ define como saberes essenciais para os alunos da educação básica, o que o torna preparado para enfrentar os desafios da profissão.  

A graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera é dividida em duas bases principais de conhecimento: 

Ciclo básico de formação: Compreende os componentes curriculares que darão fundamento para o pedagogo ser capaz de lidar com o ambiente educacional de forma adequada. Nesse ciclo são desenvolvidas competências referentes aos conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, escolas e as práticas educacionais. 

Ciclo profissionalizante: Integra todos os componentes que desenvolvem competências e habilidades específicas, com técnicas, ferramentas comportamentais e objetos de conhecimento da BNCC, para o domínio pedagógico desses conteúdos, que tornarão o profissional capaz de lidar com as duas grandes áreas de atuação do pedagogo: docência e gestão educacional. 

O curso se destaca por um currículo organizado para o desenvolvimento de competências alinhadas à proposta da BNCC e material didático exclusivo produzido por referências acadêmicas, considerando as inovações educacionais. Além disso, o currículo traz as práticas pedagógicas² distribuídas ao longo do curso e integrada aos componentes curriculares para articulação da teoria-prática e reflexão constante dos desafios do contexto escolar. São diferenciais curriculares que possibilitam a formação de pedagogos mais bem preparados para os desafios da profissão na atualidade em diferentes contextos.  

¹ Válido apenas para a modalidade presencial. 

² Práticas pedagógicas dentro de cada disciplina. 

BNCC 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a formulação dos currículos escolares, formação de professores, produção de materiais, dentre outros. Ou seja, é parte de uma política educacional que define o conjunto de aprendizagens que todo aluno deve desenvolver ao longo do seu percurso acadêmico.  
Considerando que nossos alunos serão os futuros professores, entendemos que é fundamental que desenvolvam competências por meio das mesmas abordagens e metodologias. 
Com essa mudança, o estudante de Pedagogia estará preparado para atender as diretrizes oficiais e enfrentar os desafios profissionais de forma plena.