Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Em Breve Novas Turmas

Mantenha-se atualizado e receba ofertas exclusivas sobre este curso.


Mercado e Carreira

Média salarial: R$ 3.700,00

Fonte: https://www.salario.com.br/

Imagem ilustrativa
Por se tratar de uma licenciatura, os principais caminhos que esse profissional pode seguir são: Docência de Português e Inglês no ensino fundamental e médio Docência exclusiva do idioma Inglês - aulas particulares ou escolas de idiomas Produção de conteúdo didático Consultoria em produções educativas para TV ou Internet Implementação de projetos educacionais No entanto, o campo é amplo e existem muitas outras áreas para atuar: - Pesquisa acadêmica - Editoração - Revisão - Produção Textual - Comunicação - Consultoria para iniciativa pública e privada - Escritor para jornais e revistas especializadas - Crítica literária - Tradução e Interpretação - Legenda e dublagem de filmes e afins E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais: - Instituições de Ensino Públicas e Privadas - Cursinhos preparatórios para vestibular ou concurso - Instituições de ensino profissionalizante - Escolas de Idiomas (Português para estrangeiros e Inglês) - ONGs - Mídia e Editoras - Emissoras de TV e rádio - Agências de publicidade - Empresas de comunicação ou nesse departamento em outras empresas - Centros Culturais
Os livros são seus melhores amigos? Inclusive adora escrever, é fã de idiomas e ainda curte ensinar? Então, estudar Letras - Português e Inglês pode ser sua opção ideal de carreira! Para ser um bom Professor de Língua Portuguesa ou Inglês, além de conhecer profundamente os idiomas, é fundamental ter facilidade com escrita e produção textual e estar sempre atualizado quanto às mudanças idiomáticas, ortográficas e gramaticais. Essa carreira é para pessoas curiosas e encantadas por diferentes modos de vida e de ver o mundo. É preciso ter interesse por culturas e literatura. Concentração, disciplina e organização também são qualidades relevantes. É imprescindível saber promover o debate e o questionamento intelectual, desenvolver a didática e saber se comunicar com objetividade e clareza. Paciência e empatia também são características necessárias para esse profissional, pois o processo de ensino e aprendizado é diferente para cada aluno e requer tempo e dedicação.
O mercado de trabalho para o Professor de Língua Portuguesa e de Inglês tem altíssima demanda, tanto em escolas públicas como privadas. Em 2021, as contratações formais desses profissionais aumentaram mais de 50%. Os salários variam de acordo com as regiões do país e com a categoria de ensino, sendo que professores de Português que atuam em Escolas de Educação Infantil ou Cursinho preparatório para concursos e de Inglês do ensino médio são os mais bem remunerados, acima de R$ 5.000. Para lecionar em escolas públicas, tanto como Professor de Português como de Inglês, é necessário prestar concurso. Os salários costumam ser menores que os do ensino privado.

Presencial

Interatividade imediata

Perguntas e discussões instantâneas em sala de aula

Ambiente Físico

Uso de laboratórios e instalações nos campus

Contato direto

Interação presencial contínua entre professores e alunos

Semipresencial

Presença Flexível

Encontros presenciais e estudos remotos alinhados

Diversidade de Métodos

Aulas ao vivo, atividades online e aulas presenciais

Formatos Equilibrados

Flexibilidade combinada com interação presencial

EAD

Flexibilidade total

Estude de qualquer lugar, a qualquer momento

Recursos Digitais

Aulas ao vivo e plataformas online interativas

Adaptabilidade

Concilie estudos com outras responsabilidades pessoais