Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Especial da Unime prepara profissionais docentes para atuação no ensino de pessoas com necessidades especiais, de acordo com os princípios da Educação Inclusiva. Alguns exemplos são deficiências físicas, sensoriais (surdez, cegueira), intelectuais, transtornos globais de desenvolvimento (espectro autista), altas habilidades e superdotação.
O licenciado em Educação Especial está apto para desempenhar um trabalho pedagógico pautado na metodologia de ensino que efetive a escolarização desse público. Ele conta com habilidades profissionais que contribuem para a implementação de práticas e ações inclusivas na área educativa — potencializando o desenvolvimento e aprendizagem dessas pessoas.

 

Matriz curricular
O currículo acadêmico da Licenciatura em Educação Especial na Unime é diversificado, e inclui disciplinas com foco em:

  • introdução às deficiências; desenvolvimento;
  • cognição e afetividade atendimento educacional especializado;
  • fundamentos da educação especial e inclusiva;
  • Libras e Braille;
  • tecnologia assistiva;
  • ética e diversidade; neurociência e aprendizagem.
     

A matriz curricular é construída em uma perspectiva atualizada e pautada pela inclusão. Prepara profissionais capazes de atuar tanto na docência, em espaços escolares e não escolares, quanto no atendimento especializado e consultoria.
 

Diferenciais do EAD
Os estudantes têm a flexibilidade da modalidade EAD a seu favor para colocar os conhecimentos em prática. O ambiente 100% online favorece a troca de ideias e o acesso a materiais virtuais, que facilitam a rotina de estudos. Somada ao corpo docente conceituado, essa facilidade otimiza o processo de aprendizagem e prepara o graduando para uma realidade semelhante no mercado.